Desde 2010, Detran-AC não registra morte de crianças no trânsito

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito no Acre (Detran-AC), o índice de acidentes evolvendo veículos que tiveram crianças como vítimas fatais reduziu a zero no Acre após a entrada em vigor, em 2010, da Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou imprescindível o uso do equipamento.

Para transportar crianças de até sete anos de idade é obrigatório que os motoristas possuam em seus veículos equipamentos de segurança como bebê conforto (para crianças de até um ano de idade), poltrona reversível (para crianças entre um e quatro anos de idade) e os denominados ‘banquinhos’ (próprios para crianças com idade entre quatro e sete anos).

“É um equipamento que traz segurança no transporte da criança no automóvel. Também é importante frisar a idade em que pode se transportar crianças em motocicleta. Os pais são responsáveis pela segurança de seus filhos bem como também por conscientizar a criança”, diz a diretora do Detran-AC, Sawana Carvalho.

O não uso da cadeirinha para transportar crianças pode render multa ao condutor do veículo., além de colocar a vida da criança em risco.

“Você transportar uma criança de zero até sete anos no equipamento obrigatório e seguro estará correndo menos riscos no caso do veículo se envolver em acidente de trânsito”, ressalta Sawana.

Pai de uma menina de quatro anos de idade, o contador Sérgio Lobão comprou um bebê conforto quando a filha nasceu. Atualmente, ela usa uma cadeirinha e o pai considera o equipamento essencial.

“Devemos ter a consciência de proteger nossa família. Então, por isso que todos os pais, eu particularmente, que tenho uma filha de quatro anos, sou responsável por essa pessoa, por salvar a vida dela”, diz.

Categories: Infantil

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>