Uso do cinto de segurança em ônibus diminui número de mortes em 40%

34wKK1JERAw

O uso do cinto de segurança ainda reduz em até 70% as chances de o passageiro sofrer algum tipo de lesão durante um acidente.

Quem viaja de ônibus deveria usar o cinto de segurança, mas essa obrigação é cumprida por pouca gente. Com o cinto, o número de mortes em acidentes cai quase pela metade.

Um número que preocupa: apenas 2% dos passageiros de ônibus usam cinto de segurança. O dado é de um levantamento feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Os passageiros até tentam se explicar: “Incomoda, enfim, acabo não usando o cinto”, diz uma passageira.

O advogado Victor Daniel Mendes é uma exceção. “Qualquer meio de locomoção que tenha cinto eu estou usando: avião, ônibus intermunicipal, estadual”, afirma.

Testes feitos em laboratório provam que o cinto garante, sim, a segurança nos ônibus. O pesquisador do Departamento de Engenharia Mecânica da Unicamp Celso Arruda mostra a eficiência do dispositivo, principalmente para evitar lesões na cabeça.

“O objetivo do cinto é reter o corpo para que quando a cabeça vá para frente não pegue no banco que está na frente. Se estiver sem cinto o corpo todo vai para frente e colide a cabeça no banco dianteiro”, explica o pesquisador.

O pesquisador diz ainda que a lesão varia de acordo com o tamanho da pessoa, mas tanto na batida frontal quanto lateral o cinto deve suportar uma carga de até 3 mil quilos sem romper.

Uma estatística feita com base em situações reais mostra que o uso do cinto de segurança reduz em até 70% as chances de o passageiro sofrer algum tipo de lesão durante um acidente. O risco de morte é 40% menor.

Josué Souza Rios usava o cinto quando o ônibus em que estava no ano passado sofreu um acidente. “Eu era o único que estava com cinto e não sofri dano nenhum. Outras pessoas próximas não chegaram a morrer, mas ficaram bastante machucadas”, lembra o psicólogo.

A lavradora Anita de Oliveira reconhece que quase não usa, mas aceitou mudar de hábito daqui para frente.  “Agora, vamos livrar dos acidentes”, brinca.

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, o cinto é obrigatório nas viagens interestaduais e intermunicipais.

Categories: Acontece

Leave a Comment

Ne alii vide vis, populo oportere definitiones ne nec, ad ullum bonorum vel. Ceteros conceptam sit an, quando consulatu voluptatibus mea ei. Ignota adipiscing scriptorem has ex, eam et dicant melius temporibus, cu dicant delicata recteque mei. Usu epicuri volutpat quaerendum ne, ius affert lucilius te.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>